18 DIA DO MUNDO SEM TELEFONE E SMARTPHONE: 6, 7, 8 de fevereiro de 2018

assassino incontrolável nas estradas

Página inicial  

PRESS RELEASE

(Français -Anglais - Espagnole - Russe - Portugais - Allemand)

Os dias mundiais sem celular foram lançados em 6 de fevereiro de 2001 por iniciativa do escritor francês Phil Marso. Autor de uma novela de detetive humorística: assassino móvel sem celular aparente.

Ele queria ampliar o assunto do livro por um dia mundial sem um telefone celular. Ele não está contra esta ferramenta de comunicação.

Propõe um debate de reflexão sobre esse objeto que mudou nossas vidas. Phil Marso nunca pediu aos usuários de celular que não o usassem por três dias 6, 7, 8 de fevereiro.

Esta reunião anual é um pretexto para um debate sobre esta ferramenta de comunicação. No entanto, você pode fazer um teste de dependência: corte 1h, 3h, 12h ou mais para você ver.

Em 2018, excepcionalmente dois temas, incluindo este:

« SMARTPHONE : assassino incontrolável nas estradas »

A 18ª campanha dos dias mundiais sem celular e telefone celular de 6, 7, 8, 8 de fevereiro de 2017 tem como tema: o comportamento irresponsável dos motoristas que usam seu smartphone durante a condução.

Ler ou escrever mensagens durante a condução requer deixar a visão da estrada por 5 segundos. Atenção, perigo!

Na 3ª edição de 2003, Phil Marso já havia proposto esse tema para educar os motoristas sobre os perigos do celular durante a condução. Desde o advento do smartphone, esta faca tecnológica suíça tem mais atenção aos drivers: e-mail, SMS, redes sociais, etc.

Durante estes três dias: 6, 7, 8 de fevereiro, Phil Marso convida os motoristas durante sua viagem a desligar seu smartphone em três intervalos de tempo:
6h / 9h (Partida para o trabalho) - 12h / 14h (Hora de almoço) - 18h / 21h. (Voltar para casa)

40 perguntas relacionadas a este encontro cívico são propostas aos professores que desejam compartilhar esta discussão de reflexão com seus alunos.

http://mobilou.info/debat.htm (Versão francesa)

Dois pôsteres para ilustrar esta 18ª edição podem ser baixados do site oficial: Mobilou.info.

http://mobilou.info/affiche000portugais.htm

Phil Marso, escritor de novelas criminosas, é instigador desses dias mundiais sem celular desde 2001. Todos os anos ele propõe esta reunião e convida a debater nas escolas para os jovens.

Phil Marso - segunda-feira, 15 de janeiro de 2018 (Tradução do Google)

***

« Tueur de portable sans mobile apparent » Phil Marso – Ed Megacom-ik / 1999

« Braquage de neurones ! Tu meurs ? » Phil Marso – Ed Megacom-ik / 2009

« Adikphonia » Phil Marso – Ed Megacom-ik / 2017

 

© MEGACOM-IK 2001 / 2018

 

 
compteur de visite